Seja uma Influenciadora Digital de sucesso

By sabrina - dezembro 04, 2019

A digital influencer é a pessoa que detém o poder de influência em um determinado grupo de pessoas. Os influenciadores digitais impactam centenas e até milhares de seguidores, todos os dias, com o seu estilo de vida, opiniões e hábitos. Segundo as pesquisas nos dias de hoje que, de acordo com pesquisa realizada este ano pela Tap Influence, software para influenciadores de marketing, 40% dos entrevistados admitiram já terem levado em conta a opinião dada por um influenciador digital através do Twitter, Instagram ou YouTube antes de realizar uma compra.
  



Aqui vou mostrar o passo a passo para você iniciar nessa carreira que hoje está se tornando uma profissão. 


1. Escolha um nicho e comece aos poucos
 
Foque naquilo que você entende melhor e comece falando sobre esse assunto com seu círculo de contatos. “A estratégia é tornar-se conhecido de forma gradual: comece com seus amigos, depois com os amigos dos seus amigos, avance para seu bairro, sua cidade, e vá ganhando espaço a partir daí. Isso permitirá que você conquiste autoridade aos poucos e não parecerá que está começando do zero, pois haverá outras pessoas para comprovar sua expertise”.



2. Priorize canais para compartilhar
 
Estar presente em todos os canais e compartilhar informações com os mais diversos tipos de públicos nem sempre é a estratégia mais recomendada. “Não é necessário estar ativo em todos os canais,  escolher ao menos dois para dar uma atenção especial já trará resultados significativos”, aconselha.

Para o especialista, aproveitar para desenvolver conteúdo via blog e fazer relação com as demais redes sociais utilizadas gerará mais tráfego para elas, “Vale a pena investir em vídeos, pois chamam a atenção e é um formato em que é possível transmitir as mensagens de forma mais clara e personalizada”, afirma.
 
3. Invista em networking
 
Procure relacionar-se com pessoas do seu meio e estar presente em eventos que reúnam o público que poderá consumir seu conteúdo, assim como em locais onde estão aqueles que se interessam e falam sobre as mesmas coisas que você.

“É preciso ter conexões reais para ser influente. Você não conseguirá conectar-se com todos os seus seguidores, mas estar em eventos que possibilitem ser encontrado criará um envolvimento maior com os que te seguem”, diz.
Também é importante estar atento para criar conexões online e se envolver com outros que partilham dos mesmos interesses que você.  “Já contratei muitos profissionais que não conhecia pessoalmente após interagir por e-mails e via Skype, e por possuírem excelentes referências online.”

4. Envolva-se com temas atuais

O especialista explica que há dois tipos de conteúdo: o chamado evergreen (criado para permanecer atuais sem se tornar obsoleto) e os noticiosos. O primeiro é aquele tipo de informação que sempre será relevante, como os conteúdos educacionais, por exemplo.

Já o conteúdo noticioso refere-se aos temas “quentes” que estão sendo comentados no momento. “Busco criar conteúdos que sempre serão úteis e relevantes, mas o que gera mais compartilhamento é falar sobre o que está em alta no momento. Não dá para ficar de fora”, afirma.

5. Mantenha-se autêntico à sua marca

Algumas marcas investem tanto para fazer bons comerciais que sempre que há o anúncio de um novo comercial a ser divulgado, as pessoas já esperam o mesmo padrão de excelência dos anteriores. “Um influenciador digital é sua própria marca, e precisa estar atento para atuar sempre de acordo com seu perfil, pois seu público espera por autenticidade. Esse é um cuidado importante”, afirma.


6. Participe. Sempre!

Responder às perguntas dos seguidores é fundamental, pois é assim que eles passam a se envolver cada vez mais com o conteúdo do influenciador. “Mostrar que você está atento ao que te escrevem é uma forma de dizer ao seu público que ele é importante para você.  Escutar as críticas também é construtivo, pois fará de você um influenciador mais habilidoso”, dizPatel.
No entanto, para ele, só se deve responder aos famosos ‘haters’ quando a resposta agregar algo importante à imagem da sua marca — evite armadilhas de discussões ou brigas. “Outro ponto importante é estar sempre acessível e não deixar de se mostrar presente, à medida em que se tornar mais influente. É uma regra simples e proporcional: quanto mais acessível você for, mais influente se tornará com seu público.”

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