O marketing digital surgiu nos últimos
anos como uma estratégia dentro do marketing tradicional. Seu principal
diferencial é utilizar os meios digitais que estão presentes no
cotidiano da população mundial, para obter resultados mais
significativos e aumentar o relacionamento e a comunicação com clientes e
consumidores.
Para melhor entender o conceito de
Marketing Digital, é preciso recapitular o que é marketing. Marketing é
um processo dentro da gestão empresarial que abrange diversos aspectos
de um negócio, não existe uma definição única e exclusiva, mas sim,
alguns detalhes que devem ser levados em conta. Por exemplo, é preciso
entender que publicidade e marketing não são a mesma coisa, mas sim que
publicidade é uma peça fundamental em uma ação de marketing.
O marketing, quando entendido como um
processo, representa muito mais do que uma simples ação isolada dentro
da empresa, mas sim a necessidade de rever diversos pontos que são
fundamentais para garantir o bom funcionamento de um negócio, temos que
falar de preço, praça, produto e promoção, ambos, fatores determinantes
para o sucesso em um negócio.
Analisando o fator preço, se estiver
muito alto e não acompanhar a qualidade do produto ofertado, de acordo
com os olhos do cliente, corro o risco de ser taxado como “muito caro” e
dificultar as vendas. Ou, se a minha formação de preço está equivocada,
eu vendo algo muito barato e deixo de ganhar com isso,
consequentemente, terei prejuízo.
Do ponto de vista produto, é preciso
analisar se tudo o que digo oferecer, esta condizente com o que é
entregue. O produto e sua respectiva qualidade, também são medidos e
analisados pela clientela.
Sobre o aspecto ponto de venda. É
ponderável uma análise sobre onde eu entrego meu produto ou serviço e se
está de acordo com a expectativa dos clientes. Por exemplo: se tenho
uma loja ou outro estabelecimento como comércio de alimentos,
restaurante, etc.; a organização do espaço, disposição dos produtos e
limpeza, por exemplo, devem estar em dia. Se estou falando de um site, é
necessário ficar atento ao seu layout, facilidade de acesso, entre
outros detalhes. E por fim, se falo de um representante comercial, o
ponto de venda é ele mesmo, boa postura, apresentação pessoal e boa
comunicação, podem ser critérios para destaque.
Agora, conforme já observamos na
introdução deste curso, a parte final do processo é a comunicação, a
hora de promover, divulgar, oferecer esses produtos e serviços ao
público que eu almejo e pretendo alcançar. Já não é mais segredo para
ninguém que vivemos em uma era digital e que de alguma forma estamos
sempre ligados à tecnologia e foi pensando em como aproveitar melhor
essa interação que surgiu o marketing digital.
O Marketing digital tem o grande
propósito de transferir as ações dos famosos 4 P´s do marketing (Preço,
praça, produto e promoção), para as plataformas digitais tão utilizadas
nos dias de hoje.
O marketing digital representa um grande
potencial para empresas dos mais diversos portes e setores de atuação.
Indiferente do que se pretende divulgar, esse novo jeito de se fazer
marketing tem-se mostrado muito efetivo e leva resultados satisfatórios
para as empresas e o porquê isso acontece, também é muito simples. Pois
pelas ferramentas digitais, conseguimos levar todo aquele conceito de
marketing já recapitulado anteriormente, para o mundo digitalizado. Veja
que interessante:
Praça: Podemos
utilizar as plataformas de e-commerce, para vender nossos produtos
online com apenas um clique, mais facilidade, mais comodidade e quase
sempre, menos custo operacional. Hoje em dia existem diversas
plataformas prontas, basta fazer pagar taxas de assinatura e você já
pode começar a criar seu negócio online. Mas também, caso preferir, é
possível criar uma plataforma exclusiva.
Produto: O
surgimento de novas plataformas, também facilitou o surgimento de novos
produtos, muitos não tangíveis, ou seja, não podemos pega-los, como
softwares, aplicativos e gerenciadores de conteúdo, que podem ser
criados, comercializados e operacionalizados pelos meios digitais de
forma ágil e prática.
Preço: Ações de
marketing digital, podem gerar uma redução significativa no preço dos
produtos vendidos, pela economia com processos operacionais, presente
nas lojas físicas. Mas principalmente, por representar economia para o
empresariado, já que existem muitas, mas muitas mesmo, ferramentas
gratuitas, começando por blog, facebook, app e até mesmo a criação de
sites.
Promoção: Por fim,
o grande diferencial da comunicação, da publicidade: tornar produtos e
serviços muito mais conhecidos. Abrangendo muito mais pessoas,
impactando muito mais ações e tornando marcas mais conhecidas e mais
desejadas pelos consumidores.
O marketing digital está aí para gerar
benefícios e cumprir o seu papel de aproveitar as tendências digitais e
desenvolver negócios cada vez mais inovadores e atrativos para o
mercado. Impactando de forma positiva, ações estratégicas em empresas e
demais instituições que visam o crescimento, consolidação e expansão.


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